Descrição
Face à crescente importância das marcas próprias nas suas vendas de alimentos, as cadeias de distribuição exigem mais dos seus fornecedores em termos de qualidade, genuinidade e segurança dos produtos. De forma a sistematizar e racionalizar os esforços desenvolvidos, foram definidos referenciais passíveis de certificação que são adotados em larga escala pela grande distribuição.
Para as empresas do setor alimentar que se têm de preparar para o cumprimento de standards como o BRCGS Food, importa conhecer os seus requisitos, como os implementar e processo de obtenção de uma certificação.
O referencial BRCGS Food Safety foi originalmente desenvolvido e publicado em 1998, tem sido atualizada em intervalos regulares para refletir as mais recentes necessidades em relação à segurança alimentar.
A última versão do referencial (versão 9) publicada em 1 de agosto de 2022 continua a basear-se numa ampla consulta para compreender as necessidades das partes interessadas do mundo inteiro (retalhistas, indústria, empresas de serviços alimentares, especialistas técnicos independentes e entidades de certificação, etc.) tendo em conta a análise das questões emergentes do setor alimentar.
PROGRAMA
Introdução
- Origem e evolução;
- Enquadramento no GFSI;
- Âmbito de aplicação;
- Vantagens
Requisitos
- Os requisitos do referencial BRCGS-Food e sua interpretação (casos práticos)
1- Compromisso da Gestão de Topo (cultura de qualidade e segurança alimentar)
2 – Plano de Segurança Alimentar
3 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar e Qualidade
4 – Requisitos das Instalações
5 – Controlo do Produto
6 – Controlo do Processo
7 – Pessoal
8 – Zonas Produção de risco (High-Care, High Risk)
9 – Requisitos para Comercialização de produtos
- Processo de certificação
- O protocolo de avaliação
- Esquema de certificação
- Resultados e Relatório Auditoria
Objetivos
Conhecer os todos os requisitos exigidos pela norma BRCGS Food Safety Issue 9.
Adquirir competências e conhecimentos para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar baseado no referencial BRCGS Food Safety issue 9 através da apresentação de casos práticos.
Destinatários
Quadros superiores e médios de empresas alimentares com responsabilidade ao nível da Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, na realização de auditorias que necessitem de implementar pela primeira vez este referencial ou que pretendam aprofundar os requisitos existentes e alterações
Consultores e Auditores que pretendam familiarizar-se com o referencial e apoiar os seus clientes.
1. Aos valores acresce IVA à taxa legal em vigor.
