A norma FSSC 22000 pode ser aplicada a um amplo leque de organizações de qualquer dimensão ou complexidade, na produção de alimentos. Não importa se as organizações são ou não de fins lucrativos, ou se são públicas ou privadas. Inclui os seguintes âmbitos:
- Produção animal
- Produção de géneros alimentícios: de origem animal (produtos à base de carne, peixe, ovos, leite e seus derivados); de origem vegetal (hortofrutícolas, sumos, cereais, frutos secos); processamento de produtos combinado de origem animal e vegetal (pizzas, lasanhas, sanduíches, refeições prontas); produtos com validade longa, estáveis ambientalmente (conservas, bolachas e biscoitos, snacks, água, bebidas, massas, açúcar, sal)
- Produção de bioquímicos (aditivos para alimentação humana e animal, vitaminas, minerais, aromas, enzimas, excepto pesticidas, fertilizantes e biocidas)
- Produção de material de embalagem
- Produção de alimentos para animais
- Transporte e armazenamento (cadeia de fornecimento)
- Catering
- Retalho e grossista
A nova versão 5 do esquema FSSC 22000 foi publicada em maio de 2019. Os principais fatores que iniciaram o desenvolvimento desta versão foram:
- publicação da nova norma ISO 22000: 2018 em 19 de junho de 2018;
- período de transição de 3 anos para a transição para o novo padrão ISO 22000: 2018, conforme determinado pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF), mais recente em 29 de junho de 2021;
- habilitar auditorias de sistema de gestão o integrado para FSSC 22000-Quality;
- melhorar os requisitos anteriores do Esquema;
- conformidade com os Requisitos de Benchmarking da Global Food Safety Initiative (GFSI);
- conformidade com os requisitos relevantes do organismo de acreditação.